Funcionamento do motor do ciclo Diesel
Motor do ciclo Diesel a 4 tempos
1º tempo - Admissão
O pistão se desloca do P.M.S. ao P.M.I., estando a válvula de admissão (VA) aberta, para a entrada do ar atmosférico filtrado. A árvore de manivelas executa 180º (meia volta).
2º tempo - Compressão
O pistão se desloca do P.M.I. ao P.M.S, estando ambas as válvulas fechadas, comprimindo assim, o ar atmosférico. A árvore de manivelas executa 180º (meia volta).
3º tempo - Combustão
Alguns graus antes do P.M.S., ou seja, antes que o pistão termine de subir, é injetado óleo diesel de forma pulverizada que, ao entrar em contato com as moléculas de oxigênio, dá início a uma reação de combustão, empurrando o pistão para baixo. A árvore de manivelas executa 180º (meia volta).
4º tempo - Escape (escapamento)
O pistão desloca-se do P.M.I. ao P.M.S, estando a válvula de ESCAPE aberta, para a saída dos gases queimados. A árvore de manivelas executa 180º (meia volta).
Dos 4 tempos, apenas o 3º tempo de combustão é o que realiza trabalho, ou seja, transforma a energia do combustível em energia mecânica, daí ser chamado de tempo motor ou tempo vivo, enquanto os demais: admissão, compressão e escape são chamados de tempos mortos.
OBS: P.M.S. PONTO MORTO SUPERIOR
P.M.I. PONTO MORTO INFERIOR
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