Motor do Ciclo Otto


Funcionamento de um motor do Ciclo OTTO



                                                                                                 V.A       VE



__PMS - Ponto Morto Superior
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 ¬ PMI - Ponto Morto Inferior


 Frente do motor







Motor de combustão interna, do ciclo Otto, a 4 tempos: 

1º tempo - Admissão 
O pistão se desloca do P.M.S. ao P.M.I., estando a válvula de admissão (VA) aberta, para a entrada da mistura gasosa. A árvore de manivelas executa 180º (meia volta).

2º tempo - Compressão

O pistão se desloca do P.M.I. ao P.M.S, estando ambas as válvulas fechadas, comprimindo assim, a mistura gasosa. A árvore de manivelas executa 180º (meia volta).

3º tempo - Explosão
Alguns graus antes do P.M.S., ou seja, antes que o pistão termine de subir, vai aparecer nos terminais da vela de ignição uma centelha elétrica que, ao entrar em contato com a mistura gasosa, dá início a uma reação de explosão, empurrando o pistão para baixo. A árvore de manivelas executa 180º (meia volta).

4º tempo - Escape (escapamento)
O pistão desloca-se do P.M.I. ao P.M.S, estando a válvula de ESCAPE aberta, para a saída dos gases queimados. A árvore de manivelas executa 180º (meia volta).

Dos 4 tempos, apenas o 3º tempo de explosão é o que realiza trabalho, ou seja, transforma a energia do combustível em energia mecânica, daí ser chamado de tempo motor ou tempo vivo, enquanto os demais: admissão, compressão e escape são chamados de tempos mortos.

OBS: P.M.S. PONTO MORTO SUPERIOR
           P.M.I. PONTO MORTO INFERIOR 

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